Instituto de Ciência Política - IPOL

GIPP

Grupo de Pesquisa sobre Instituições e Políticas Públicas

O GIPP - Grupo de Pesquisa sobre Instituições e Políticas Públicas é formado por professores e alunos do Instituto de Ciência Política, assim como de outros programas de pós-graduação da Universidade de Brasília e de outras instituições de ensino e pesquisa no Brasil e no exterior.

 

O objetivo do GIPP é desenvolver atividades de pesquisa, ensino e extensão sobre temas relacionados às instituições políticas, econômicas e sociais e os processos de formação, implementação, monitoramento e avaliação das políticas públicas. Com esse intuito, o grupo desenvolve pesquisas fundamentadas em diferentes abordagens epistemológicas, estimula a elaboração de artigos, dissertações e teses, promove encontros acadêmicos e incentiva a participação de seus pesquisadores em eventos científicos no Brasil e no exterior.

 

O GIPP é liderado pelo Professor Paulo Calmon do Instituto de Ciência Política.

 

O GIPP é um grupo de pesquisa certificado pela UnB e pelo CNPq. O site do GIPP no diretório de grupos de pesquisa do CNPq é http://dgp.cnpq.br/buscaoperacional/detalhegrupo.jsp?grupo=0240602Q0T2AJV. Lá você poderá encontrar uma lista atualizada dos mais de 30 pesquisadores do GIPP que incluem membros do corpo docente e discente da UnB.

 

Atualmente, o GIPP realiza quatro linhas de pesquisa sobre temas relacionados à área de políticas públicas e instituições. Essas linhas de pesquisa são desenvolvidas mediante o LAPPLaboratório de Análise de Políticas Públicas do Centro de Estudos Avançados de Governo e Administração Pública da UnB (CEAG/UnB). O LAPP foi criado em 2007 com intuito de apoiar as atividades na área de análise de políticas públicas sendo desenvolvidas na UnB. Maiores informações sobre o LAPP e o CEAG/UnB podem ser obtidas no endereço www.ceag.unb.br.

 

Segue abaixo uma breve descrição das linhas de pesquisa desenvolvidas pelo GIPP.

 

Linha 1 – Bases Institucionais da Política Econômica

Objetivos: Descrever, analisar e compreender os processos e mecanismos subjacentes aos seguintes tópicos: (i) relação entre instituições políticas e econômicas nas decisões sobre política fiscal e política monetária; (ii) financiamento das políticas públicas; (iii) influência do Poder Legislativo e do Poder Judiciário nas decisões sobre política econômica no Brasil; (iv) economia política do desenvolvimento.

 

Linha 2 – Democracia, Governança e Dinâmica Institucional

Objetivos: Identificar, classificar, estudar, analisar, compreender os seguintes aspectos: (i) características e propriedades das diferentes estruturas de governança das políticas públicas; (ii) processos de mudança institucional envolvendo as políticas públicas; (iii) estratégias de intervenção nas estruturas de governança das políticas públicas voltadas para a geração de processos de aprendizagem organizacional, promoção da governabilidade democrática, redução das desigualdades e melhoria das condições sociais. Analisar questões emergentes de políticas públicas sob a ótica da filosofia política contemporânea.

 

Linha 3 – Modelos e Estratégias Empíricas para Análise de Políticas Públicas

Objetivos: Propor, integrar e desenvolver novos modelos analíticos e novos instrumentos, indicadores e medidas para o planejamento, gestão e avaliação de programas governamentais, especialmente nas áreas de educação, saúde, transferência de renda e programas voltados para a redução das desigualdades categóricas e promoção de direitos.

 

Linha 4 – Políticas Públicas de Ciência, Tecnologia e Inovação (C,T&I)

Objetivos:  Avaliação e gestão de políticas públicas de C,T&I. Desenvolvimento de metodologias de prospecção tecnológica e formulação de indicadores para a área de ciência e tecnologia. Relação entre políticas de CT&I e as demais políticas públicas no Brasil. Política de inovação no setor público brasileiro.

 

Contato:

Paulo Calmon (O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.  ou O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo. )

Marcel Pedroso (O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.  ou O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.


Acesse o Site

Você está aqui: Pesquisa GIPP