15 de Abril de 2019

 

A partir do segundo semestre de 2018, as colações de grau voltarão a ser organizadas pelas unidades acadêmicas e centros responsáveis pelos cursos de graduação da Universidade de Brasília, restabelecendo a prática  anteriormente realizada pela instituição.

 

Os diplomas digitais serão disponibilizados através do link: Emissão de diplomas com certificação digital

 Lista de Prováveis Formandos:  

*Aos alunos que são prováveis formandos e não estão com seus nomes na lista, por favor,  comparecer ao Posto Avançado do BSAN para realizar a inclusão. 

 

1° ALUNOS: 

A) Realizar o registro de formandos, através do formulário: Registro de Formandos (IPOL)

B) Indicar a comissão de formatura, com no mínimo 5 alunos. 

C) Preencher o formulário  Formulário - comissão de formatura e encaminhar via e-mail para Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. até o dia 20/12/2019.  (Mensagem para comissão constituída)

D) Verificar as pendências de documentação no SAA e na secretaria do IPOL. 

2° Serviços disponibilizados pela Universidade de Brasília: 

A)  Bandeiras (Brasil, GDF e UnB). 

B) Roseta 

C) Prisma

G) Faixas            

H) Pelerine 

I) Cadeiras 

J) Mestre de Som 

K) Reserva do Centro Comunitário Athos Bulcão 

 3° Documentos importantes para cerimônia: 

4° Tamanho da Beca: 

Uso de beca e pelerine na Colação de Grau:

O traje dos formandos, incluindo a opção de usar beca, faixa e capelo, será definido em comum acordo entre a turma de formandos e a coordenação do curso de graduação.

Quando o Presidente da Mesa for o Reitor, este usará, sobre o terno passeio completo, a pelerine branca. Quando o Presidente da Mesa for o Vice - Reitor, este usará, sobre o terno passeio completo, a pelerine branca e preta. E por delegação sobre o terno passeio completo, a pelerine branca. Para os Membros da Mesa de Honra, Diretor das Faculdades e Institutos, é aconselhável usar traje passeio completo escuro com a pelerine preta com barras azul e verde, as cores da UnB.

 

Tamanho das Becas do Cerimonial
PP 1,25 m
P COM BARRA 1,30 m
P 1,35 m
P+5 1,45 m
M 1,50 m
G 1,60 m
GG 1,65 m
EXGG 1,75 m

 

 

 Beca 

 

Observação: a medida da beca é feita pelo comprimento da nuca até o tornozelo.

 

Uso de pelerine:

A UnB está localizada no Planalto Central, tendo por quase todo o ano um clima quente e seco. Adotou-se a pelerine levando em consideração a melhor adequação das vestes talares. Sua principal função é indicar posições de hierarquia que devem ser respeitadas, pois têm fundamento na Ordem de Precedência.

A pelerine é como uma capa usada sobre os ombros, no corte godê guarda-chuva, até a altura dos ombros, em pano duplo (na parte interna é bordado em linha dourada o nome do MRT, e o período do mandato) de cetim duchése na cor branca, arrematada com gola de padre e, para o fechamento, cordão traçado, tipo rabo de galo, também branco, ornada com aplicações douradas, circundando o pescoço e a parte frontal do peito.

É usada pelo MRT nas cerimônias de Transmissão do Cargo de Reitor, Outorga de Grau, Doutor Honoris Causa, Professor Honoris Causa, Professor Emérito e Mérito Universitário.

No caso da Transmissão do Cargo, o reitor que sai, leva, de recordação, a pelerine, e é colocada nos ombros no novo reitor uma nova, com as mesmas especificações. No caso do VRT, o procedimento é o mesmo.

Pelerine Branca - a cor branca traduz o somatório de todas as áreas do conhecimento humano e dos três Reinos da Natureza.

Palerine Preta - É utilizada apenas por professores, professores aposentados e ex-professores da Universidade de Brasília.

5° Procedimentos: 

a)Agendar uma reunião entre os formandos e os servidores do IPOL. 

b)Estabelecer uma data para Colação de Grau. 

c) Realizar o agendamento do Centro Comuntário Athos Bulcão através do SEI, devendo ser encaminhado para as unidades: DOCCA e CERI.

d) Encaminhar o formulário de Formulário para Empréstimo de Materiais para o Cerimonial (CERI).

e) Estabelecer o roteiro da cerimônia, conforme o formulário da comissão de formatura. 

f) Imprimir e distribuir os convites. 

6° Colação antecipada: 

Cerimônia pré-agendada devido à necessidade do aluno em antecipar sua colação de grau, nos seguintes casos:

 I. Aprovação em processo de admissão em programa de pós-graduação, ou inscrição em processo seletivo de igual grau, mediante comprovação da obrigatoriedade da outorga por parte da instituição para a qual o formando pretende se submeter;

 II. Posse em cargo ou emprego público, com publicação de resultado no Diário Oficial da respectiva nomeação ou convocação da instituição para etapas classificatórias subsequentes;

 III. Registro em conselho de classe, como condicional aos casos citados nos incisos I e II;

 IV. Mudança de estado ou de país, com apresentação de comprovante de endereço em outra localidade no nome do formando;

 V. Transferência ex officio, mediante apresentação de documentação comprobatória;

 VI. Doenças impeditivas, mediante apresentação de atestado médico.

Procedimentos: 

A) Encaminhar via e-mail para Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. ou entregar na secretaria, até o dia  20/12/2019, os seguintes documentos: 

1) Formulário de colação antecipada    

2) Documentos comprobatórios que justificam a colação antecipada (item acima).