Exame especial em Língua Estrangeira (Exceto Línguas: Inglês e Espanhol)

1. Solicitação - (Local):

1.1 ALUNO DO CURSO DE CIÊNCIA POLÍTICA: secretaria do Instituto de Ciência Política.

2. Período:

2.1 Calendário Acadêmico

3. Procedimento:

3.1 Preenchimento do formulário “Exame em Língua Estrangeira”.

3.2 Encaminhamento via SEI pela secretaria para IL / LET (departamento de Línguas Estrangeiras e Tradução).

4. Critérios:

4.1 Prova escrita ou escrita e oral, com base nos critérios fixados pela comissão responsável pela avaliação, obedecidos os programas e o plano de adaptação definidos pelo departamento de Línguas Estrangeiras e Tradução.

OBS 1: Esse procedimento não é para concessão de créditos em Línguas (Inglês e Espanhol). O procedimento (Inglês e Espanhol) deve ser feito via site do Cebraspe

Órgão responsável:  (IL/LET)  Telefone: 3 107-7099 / 7100  e site do SAA

Editais de alteração de Opção (mudança de Curso).

1. A mudança de curso ocorre via edital, através do link

OBS: Não é possível dupla-graduação em Ciência Política.

Órgão Responsável: SAA/BSAN - Telefone: 3107-2229/2228.

________________________________________________________________________________________________________________________________________________

Informações da Graduação no Curso de Ciência Política - 2019/2° :

Informes importante para Graduação:

1-      MATRÍCULA EM MONOGRAFIA 1(CÓDIGO: 185167), MONOGRAFIA 2(CÓDIGO: 187381), PESQUISA EM CIÊNCIA POLÍTICA 1(CÓDIGO: 187364) E PESQUISA EM CIÊNCIA POLÍTICA 2(187372).

1.1   – As matrículas devem ser feitas presencialmente na secretaria do Instituto de Ciência Política no período: 08/08/2019 até 21/08/2019.

1.2   – Caso o orientador seja de outro departamento/instituto:

1. a)Apresentar presencialmente na secretaria o número de matrícula (FUB) do Professor orientador e o e-mail.

1.3   - As listas de turmas estão disponíveis nos seguintes links: Pesquisa 1Pesquisa 2Mono 1 e Mono 2.

2-      INFORMAÇÕES DA DISCIPLINA MONOGRAFIA 2(187372):

2.1- A entrega dos documentos na secretária começará a partir do dia 17/12/2019 até o dia 31/01/2019, preferencialmente pelo Turno da Manhã.

OBS: Salientamos que a monografia versão final (formato PDF) deverá ser enviada via e-mail (documentosipol@gmail.com) com um dia de antecedência da entrega dos documentos na secretaria.

2.2.  - Os documentos (preenchidos) que deverão ser entregues:

a- Termo BDM (Termo de autorização de divulgação da monografia no Site da BCE).

b- Nada Consta, já assinado pela BCE. Lembre-se que esse documento não deverá ficar na secretaria, apenas deverá ser assinado pelo secretario (a) no campo n 3°, item 2°. *Item Opcional.

c- Preencher a Ata de Monografia, nos seguintes itens: Nome; Matrícula; Título (2-Sessão de Defesa de Monografia); Comissão Examinadora (item n°3, Orientador e Parecerista). Ressalta-se que ata poderá ser preenchida na secretaria.

2.3 – A avaliação da monografia deve ser feita pelo orientador e um professor parecerista, escolhido pelo aluno e o orientador.

Os formulários estão disponíveis no link

3-      DISCIPLINA ESTÁGIO em Ciência Política (185531):

3.1 – As matrículas na disciplina devem ser feitas presencialmente na secretaria do Instituto de Ciência Política no período: 08/08/2019 até 21/08/2019.

3.2- Os alunos matriculados na disciplina Estágio em Ciência Politica (185531) terão que entregar o relatório na secretaria até o dia 11/11/2019.

3.3- O relatório será composto por:

1. a) Formulário de Avaliação de Estágio.
  2. b) Cópia do Contrato de Estágio.

O formulário está disponível no link

4- Monitoria:

4.1 - Regras da monitoria:

a- Ter obtido aprovação na disciplina na qual pleiteia a monitoria.

b- Possuir a autorização do professor da disciplina.

c- Estar matriculado no número mínimo (16 créditos no curso de Ciência Política) de créditos do respectivo curso, salvo nos casos de situação de provável formando.

d- Não ser monitor em outra disciplina no mesmo semestre.

e- Não exceder a quantidade máxima de créditos(32 créditos) da opção para o período, com a adição dos créditos da monitoria.

f- As bolsas da monitoria remunerada são exclusivas do programa Unificado de Introdução à Ciência Política.

4.2 - Procedimento para inscrição:

1-  O aluno deverá entrar em contato com o Professor responsável pela disciplina e solicitar aprovação para registro.

2- Realizar o registro de monitoria através do link

OBS: O registro só será realizado após aprovação do Professor responsável. Ressaltamos que o não cumprimento, acarretará no não registro.

OBS 2°: Os créditos de monitoria são registrados como modulo livre.

5- MODULO LIVRE:

5.1 – Ressaltamos que o curso de Ciência Política possui o limite de 24 créditos para integralização das disciplinas de modulo livre, ou seja, os créditos sobressalentes não serão registrados no quantitativo de créditos para formatura.

OBS: Os créditos de monitoria são registrados como modulo livre. 6. DISCIPLINAS OBRIGATÓRIAS SELETIVAS (CADEIA 4).

6.1 – Os alunos do curso de Ciência Política devem cursar obrigatoriamente (oito disciplinas ou 32 créditos) da lista presente no link (2° item) até o final do curso.

Índice de Artigos