Após completar três décadas do processo de redemocratização, o Brasil e suas instituições continuam a experimentar e testar o novo ordenamento constitucional que reserva papel de maior relevo para o Poder Legislativo. Ao longo deste período, o Congresso Nacional vem passando por importante processo de mudança institucional e especialização, ao mesmo tempo em que se tornaram mais complexas as relações do parlamento com o Poder Executivo, a opinião pública e as várias mídias. O atual quadro político-institucional reflete ainda as clivagens e as coalizões de um maior pluralismo de ações. Os outputs econômicos e sociais passam a ser cada vez mais por balizados por disputas entre projetos de desenvolvimento rivais. Os players desse processo são, em geral, regulados por instituições como partidos políticos com graus distintos de institucionalização, um legislativo que avança e retrocede, um judiciário ativo e instituições de controle com poder para influenciar o funcionamento do sistema político. Portanto, a complexidade do jogo político e os dilemas da democracia exigem estudo e análise científica.

         Diante de tal cenário, o presente curso de especialização se apresenta como uma oportunidade para aprimorar o conhecimento a respeito das questões relevantes à análise política. O projeto permitirá aos alunos e alunas avançar no seu conhecimento sobre os fundamentos do desenho institucional brasileiro e seus impactos na atividade de assessoramento político, gestão governamental e resultados de políticas públicas.

         O Curso de Especialização Assessoria Política, Governo e Políticas Públicas é uma realização do Instituto de Ciência Política da UnB que visa aprimorar o conhecimento dos servidores públicos e profissionais de diversas áreas na atuação de assessoramento político e formulação de políticas públicas. Ministrado por um corpo docente composto unicamente por especialistas da área, todos com doutorado (PhD), e com experiência em processos  legislativos.

 

 

    Objetivos

O Curso de Especialização APGPP pretende alcançar os seguintes objetivos específicos:

  1. Fornecer ferramentas teóricas e metodológicas para a análise do processo governamental e de produção de políticas públicas e das relações Executivo-Legislativo;
  2. Oferecer formação teórico-prática nas áreas de processo legislativo e comunicação governamental e política;
  3. Formar profissionais capazes de realizar serviços de assessoria política de alto nível seja no âmbito do Poder Legislativo, seja em órgãos do Poder Executivo;

 

         Metodologia

A metodologia do curso consiste em aulas expositivas e tarefas dirigidas em sala de aula. As aulas expositivas cumprem o objetivo de apresentar aos alunos e alunas os temas e abordagens das disciplinas. Ademais, os alunos e alunas desenvolverão atividades de participação na forma de produção de trabalhos, pesquisas e seminários participativos. Nos seminários serão abordadas as teorias estudadas e a sua articulação com o objeto da pesquisa teórica ou empírica. Pretende-se assim, estabelecer uma metodologia de curso que priorize o processo de ensino-aprendizagem a partir da interação dinâmica entre corpo docente e corpo discente. 

 

Com relação à carga-horária o curso terá 360 horas, sendo 300 horas de dez disciplinas de conteúdo, 30 horas de uma disciplina dedicada à palestras e debates sobre temas do curso e 30 horas de uma disciplina para elaboração da monografia. O curso é formado por 12 disciplinas, perfazendo o total mencionado de 360 horas/aula ofertadas. Todas as disciplinas são obrigatórias.

 

Lista das disciplinas

Instituições Políticas (Arnaldo Mauerberg jr - UnB)

Accountability e controles democráticos (Pablo Holmes - UnB)

Legislativo e Políticas Públicas (Rafael Silveira - Senado)

Finanças Públicas e Processo Orçamentário (Rita de Cássia/Fernando Meneguin - Senado)

Processo Legislativo (Paulo Mohn – Senado)

Administração Pública e Burocracia (Caio Costa- UnB)

Metodologia de Pesquisa (Frederico Bertholini - UnB)

Campanhas eleitorais e comportamento político (Lúcio Rennó – UnB)

Análise de Políticas Públicas (Denilson Bandeira Coêlho - UnB)

Comunicação Governamental e de Políticas Públicas (André Jácomo)

Metodologia aplicada à elaboração de Projetos (Aninho Irachande - UnB)

Seminários em Assessoria Política, Governo e Políticas Públicas (Palestrantes)

Pré-requisitos: Graduação. Capacidade de leitura em língua inglesa.

Inscrições: 15/06 a 15/08/2019.

Seleção: 01/08 a 15/08/2019.

Critérios de seleção: Análise documental. Entrevistas em casos específicos.

Documentos: Ficha de inscrição (preencher aqui), Diploma de curso superior. Currículo. RG. Carta de intenção.

Enviar documentos para o e-mail: especializaipol@unb.br

Vagas: 57.  Vagas servidores UnB: 3.

Início das aulas: Segundo Semestre de 2019

Horário: segundas e quintas 19 às 22 horas e sábados 9 às 13:00 horas.

Local: Sala de Seminários do IPOL.

 

Investimento(aproximado):

18 parcelas de R$ 955 = R$ 17. 190

6% de desconto se pagamento em 12 x

10% de desconto se pagamento a vista.

 * Valores de referência sujeitos a alterações. 

 

Mais informações: 3107-3625 (das 08:00 às 12:00).