O Instituto de Ciência Política (IPol) é uma Unidade Acadêmica integrante da estrutura organizacional da Universidade de Brasília, conforme disposto no inciso II do art. 28 do Estatuto da Universidade de Brasília, sendo regido pelo Estatuto e pelo Regimento da UnB e, de forma complementar, por este Regimento.
     O IPol tem a finalidade precípua de desenvolver atividades de ensino, pesquisa e extensão, visando à formação de profissionais qualificados em Ciência Política.
    A Comunidade do IPol é constituída por docentes, discentes e servidores técnico-administrativos, diversificados em suas atribuições e funções, unidos na realização das finalidades da Universidade.
    Os papéis sociais, os relacionamentos estruturais, as responsabilidades individuais, os limites de autoridade e os requisitos exigidos dos membros da Comunidade do Instituto de Ciência Política, bem como os seus direitos, são pautados nos princípios e nas finalidades expressos no Estatuto da UnB, no Regimento Geral da UnB e no seu Código de Ética.

     A estrutura organizacional do IPol é integrada por
I - Conselho do Instituto
II - Colegiado dos Cursos de Pós-Graduação;
III – Colegiado dos Cursos de Graduação;
IV - Direção.