O IPOL lamenta profundamente a perda da colega Lourdes Bandeira e se solidariza com a família, amigas/os, colegas e alunas/os. Professora titular do Departamento de Sociologia da Universidade de Brasília, Lourdes fundou e coordenou o Núcleo de Estudos e Pesquisas sobre a Mulher (NEPeM), foi membro do Conselho de Direitos Humanos, do comitê editorial da EdUnB e editora da revista Sociedade e Estado.

Sua dedicação de décadas à UnB se fez com o mesmo compromisso e vigor dedicados à pesquisa acadêmica e ao debate público sobre a violência contra as mulheres e seu enfrentamento. Pioneira nos estudos sobre o tema, exerceu os cargos de Secretária de Planejamento e Gestão (2008-2011) e Secretária Adjunta (2012-2015) da Secretaria Especial de Políticas para as Mulheres (SPM).

Sua trajetória é uma referência para seguirmos trabalhando pela universidade e pela ciência brasileiras, com compromisso social. É, em especial para as mulheres pesquisadoras e que atuam em defesa da igualdade de gênero, uma inspiração.