Em 30 de abril, nosso professor, colega e amigo David Fleischer comemora 80 anos. Nesses dias tão difíceis, celebrar a vida e obra do David é uma grande alegria. Primeiro, porque é um amigo querido. Segundo, porque é um colega que muito contribuiu para a construção da ciência política na UnB e no Brasil. Merece todas as honrarias.

Sua trajetória na Universidade de Brasília é ímpar. David participou ativamente de todas as decisões históricas para a construção de um projeto de Ciência Política na Universidade de Brasília. Foi pioneiro ao liderar um processo de organização de um dos primeiros departamentos da disciplina no país – é um desbravador institucional. Publicou incansavelmente sobre instituições políticas, principalmente sistemas eleitorais e partidários, marcando centralmente esta área de pesquisas. Orientou e ensinou inúmeras gerações de cientistas políticos/as formados/as na UnB. Segue atuante, lecionando, pesquisando e mantendo a comunidade de brasilianistas mundo afora atualizada por meio de seu boletim Brazil Focus.

David Fleischer faz tudo isso com muito carinho, atenção e respeito ao próximo. Ensina com leveza. É profundo conhecedor das minúcias da política brasileira e suas aulas e conversas são recheadas de incríveis histórias sobre os meandros desse mundo com seu belo sotaque anglo-mineiro e raro senso de humor.

Vida longa ao David!

Professor Lucio Rennó