Instituto de Ciência Política - IPOL

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Informações sobre a matrícula (2º/2013)

 Período de matrícula (8 a 11/8):

- Via internet, pelo matriculaweb, o/a estudante confirmará as disciplinas que oferecidas em sua proposta de matrícula e fará o pedido de matrícula em novas disciplinas, constituindo sua proposta de estudos para o período letivo;

- O resultado da matrícula será disponibilizado pelo sistema no dia 13/8.

 

Período de ajuste de matrícula (14/8 a 23/8):

- Estudantes não matriculadas/os por falta de vagas comporão uma lista de espera, ordenada pelo sistema. A Coordenação poderá realizar matrículas vinculadas (quando não há vagas disponíveis), sempre seguindo a lista de espera, publicamente acessível no matriculaweb. As exceções se referem apenas a casos de estudante em condição ou em risco de desligamento.

- A secretaria do IPOL não fará retirada ou matrícula em turmas com vagas. Se há vagas e não há lista de espera, o/a aluno/a deve fazer a matrícula pelo matriculaweb, ou seja, pela internet.

- A matrícula em disciplinas tutoriais (disciplinas de vaga 0, especialmente Pesquisa em Ciência Política, Monografia em Ciência Política 1 e Monografia em Ciência Política 2) serão realizadas durante o período de ajuste, na secretaria do IPOL, apenas com a aceitação do/a professor/a da turma. Para a matrícula é fundamental apresentar o aceite da orientação do/a professor/a.

  • ATENÇÃO! Apenas professores/as do IPOL são orientadores/as de Monografia em Ciência Política.

- Outras informações importantes sobre o processo de matrícula:

  • A Coordenação de Graduação não faz matrícula em disciplinas a não ser em excepcionalidades, como alunos/as transferidos/as e em mobilidade. Uma vez solicitada a matrícula em disciplina, o/a aluno/a só pede mudá-la via internet, sendo responsável por suas escolhas.
  • . Durante o período de ajuste, feito pelo/a estudante viainternet, o sistema não permite que a retirada de uma disciplina disponibilize vaga para colegas. Ao retirar uma disciplina, o/a estudante rejeita aquela vaga. O pedido de matrícula em outra disciplina/turma será processado obedecendo aos critérios de obtenção de vaga do processamento coletivo de matrícula.
  • O sistema não permite que se confirme a matrícula em disciplina/turma diferente daquela da pré-matrícula. Caso o/a aluna/o não queira a disciplina/turma em que foi pré-matriculado/a, deverá ser feita a retirada no momento da matrícula e a solicitação de inclusão na outra turma.A retirada de disciplina da proposta dificultará a obtenção de nova vaga.

 

Retirada de matrícula em disciplinas:

- A retirada de disciplinas poderá ser realizada apenas durante o período do ajuste de matrícula, entre 27/3 a 3/4.

 

 

Estudantes transferidas/os, em mobilidade e ingressos/as portadores de diploma superior:

- A matrícula de estudantes transferidas/os, em mobilidade e ingressos/as portadores de diploma superior será realizada com a coordenadora no dia 22/3, entre as 14h30 e as 17h30, na secretaria do IPOL. Durante o período de ajuste, haverá atendimento na tarde do dia 27/3. A secretaria do IPOL estará disponível para atendimentos em todos os dias do ajuste.

- A matrícula de estudantes em mobilidade internacional será realizada com a coordenadora no dia 27/3, entre 14h30 e 17h30.

 

Calouras/os:

- Alunas/os calouras/os, ingressas/os no 2º/2013, somente poderão confirmar as disciplinas oferecidas e não será permitida a inclusão e retirada de outras disciplinas via internet.

 

Alunos/as em condição e em risco de desligamento:

- Todas/os, em especial calouros/as, devem estar atentas/os às exigências de aprovação, para evitar seu desligamento: é preciso cumprir, com aprovação, o mínimo 4 (quatro) disciplinas quaisquer ao final de 2 (dois) semestres consecutivos. De acordo com o inciso II do artigo 125 do Regimento Geral da UnB, estudantes que forem reprovados/as 3 (três) vezes em uma mesma disciplina obrigatória de seu curso serão desligadas/os.

- Quem foi desligado/a da UnB no 1º/2013?

  • Quem abandonou o curso, deixando de registrar-se por 2 (dois) períodos ou tendo reprovação por SR em todas as disciplinas;
  • Quem não cumpriu condição ou plano de estudos;
  • Quem foi jubilado/a por atingir o tempo máximo de permanência (de 12 semestres, no caso do curso de Ciência Política);
  • Quem reprovou 3 (três) vezes na mesma disciplina obrigatória;

- Quem é provável desligado/a por desempenho acadêmico?

  • Quem não foi aprovada/o em pelo menos 4 (quatro) disciplinas quaisquer em 2 (dois) semestres consecutivos. Essas pessoas entrarão em condição, ou seja, deverão cursar com aprovação o mínimo de créditos de seu curso em dois períodos (1/2013 e 2/2013).
  • Estudantes em condição devem fazer sua matrícula em disciplinas viainternet.
  • A informação de condição a ser cumprida no período letivo 1º/2013 está registrada na proposta de pré-matrícula do aluno, da seguinte forma:

 

***** OBSERVAÇÃO *****

ALUNO SOB CONDIÇÃO DE DESLIGAMENTO NESTE PERÍODO. CURSAR COM APROVAÇÃO, PELO MENOS, O MÍNIMO DE CRÉDITOS DO CURSO

 

Trancamento simples de disciplinas (TR):

- É permitido o trancamento simples em disciplinas (TR) via internet, entre os dias 1/4 e 27/5/2013. O sistema não permite mais de um trancamento na mesma disciplina. Os trancamentos influenciam negativamente no Índice de Rendimento Acadêmico (IRA), utilizado como critério de ordenamento na matrícula.

 

Trancamento Geral de Matrícula (TGM):

- O Trancamento Geral de Matrícula (TGM) consiste na suspensão, requerida pelo/a aluno/a, de todas as suas atividades acadêmicas por período determinado. No entanto, o/a estudante que estiver cursando seu primeiro período na Universidade ou esteja em risco de desligamento/sob condição não poderá solicitar o Trancamento Geral de Matrícula (TGM), a não ser em caso de extrema excepcionalidade.

- O Trancamento Geral de Matrícula (TGM) automático (via internet) poderá ser realizado no período de 1/4 a 27/7/2013. O TGM suspende todas as atividades acadêmicas, inclusive bolsa e estágio no respectivo período letivo.

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