Politeia

Projeto Politeia:

O Politeia foi idealizado como projeto de ensino, pesquisa e formação política, centrado na simulação das atividades do Congresso Nacional. A iniciativa tem como principal função oferecer aos cidadãos, em especial a estudantes de graduação, o conhecimento e a vivência das atividades políticas do parlamento. Além disso, visa aprimorar a relação entre Estado e Sociedade Civil e, assim, proporcionar experiências práticas do processo político brasileiro.

O objetivo do projeto é proporcionar às (aos) universitárias (os) uma maior proximidade com o processo legislativo brasileiro. O projeto se propõe a utilizar uma metodologia diferente e inovadora de ensino, em que o participante atua diretamente na construção de uma proposta de lei e a encaminha para apreciação das (os) colegas com base em processo semelhante ao do sistema legislativo adotado no Brasil. Tal método proporciona à (ao) aluna (o) não apenas a possibilidade de simular as principais decisões tomadas no país, mas também a oportunidade de compreender como funciona o Congresso Nacional e conhecer melhor a dinâmica das instituições democráticas da nação.

A equipe do Politeia é formada por estudantes de graduação, em sua maioria dos cursos de Ciência Política e da Comunicação Social. Durante o período de um ano, a organização estuda o processo legislativo e procura adaptá-lo, com a maior fidelidade possível, ao espaço da simulação. A organização está dividida em três coordenadorias (administrativa, acadêmica e comunicação), subordinadas ao IPol. O processo seletivo para a equipe organizadora é realizado sempre no início do segundo semestre de cada ano, começando junto com o semestre letivo da UnB.

Mais informações: http://www.projetopoliteia.com/

Você está aqui: Extensão Politeia