IPOL promove o 1º Encontro Centro-Norte de Ciência Política

21317749 1437262826339334 1173915803259286392 nTem início hoje e estende-se até a próxima sexta-feira, dia 15, o evento diálogos Regionais: I Encontro Centro Norte de Ciência Política. O evento está acontecendo no Auditório do Instituto de Ciência Política da UnB - Universidade de Brasília.

A programação e o link para as inscrições dos minicursos "Violência, direitos humanos e fronteiras" e "Metodologia de pesquisa em CP - abordagens qualitativas" estão na página da ABCP no link https://cienciapolitica.org.br e na página do Facebook da ABCP Centro-Norte - Pela consolidação da expansão da C. Política no Brasil.

Os pesquisadores do Demodê Flávia Biroli, Thiago Trindade e Luis Felipe Miguel participarão das seguintes mesas do evento:

PROGRAMAÇÃO - MESAS REDONDAS

12 de Setembro - Terça-feira

9h30-12h

Abertura & Mesa de Conjuntura Política

Coordenação: Danusa Marques – IPOL/UnB

Flávia Biroli - IPOL-UnB

Lucio Rennó - IPOL-UnB

Crises Políticas na América Latina

Coordenação: Roberto Goulart Menezes – IREL/UnB

Camila Risso Sales - UNIFAP

Fidel Irving Pérez Flores - IREL/UnB

João Botelho - UFG

As instituições estão funcionando?

Coordenação: João Paulo Viana –  UNIR

Camila Romero - UFG

Malena Rehbein - CEFOR

Roberto Ramos - UFRR

13 de Setembro - Quarta-feira

Participação Política e Ação Coletiva no Brasil contemporâneo

Coordenação: Francisco Mata Machado Tavares – UFG

Marisa von Bülow-  IPOL/UnB

Thiago TrindadeI - IPOL/UnB

Victor Garcia Miranda - UFMS

A Nova República chegou ao limite?

Coordenação: Marilde Loiola de Menezes –  IPOL/UnB

Minicurso 2: Metodologia de Pesquisa - abordagens qualitativas

Carolina de Paula IESP-UERJ

Reportagem: Edimilson Camilo

Ciência Política lança Edital para os cursos de mestrado e doutorado para o ano letivo de 2018

doutoradoA Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Ciência Política, no uso de suas atribuições legais, torna público e estabelece as normas do processo seletivo para o preenchimento das vagas dos cursos de Mestrado Acadêmico e Doutorado do Programa de Pós-Graduação em Ciência Política, em conformidade com as exigências do Regulamento deste programa e da Resolução nº 80/2017 do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão da UnB e com a política de ações afirmativas aprovada por seu colegiado em sua reunião de 17 de junho de 2016.

Serão criadas o seguinte número de vagas:

Edital nº 1/2017 (Para Brasileiros)

Para o Doutorado: 14 (catorze);

Para o Mestrado Acadêmico: 16 (dezesseis).

Edital nº 2/2017 (Para Estrangeiros)

Doutorado: 1 (uma);

Mestrado Acadêmico: 2 (duas).

As inscrições

As inscrições poderão ser efetuadas pessoalmente ou via internet. As inscrições pessoais deverão ser efetuadas pela(o) interessada(o), ou por procurador(a) devidamente constituída(o), nos dias úteis do período de 07/08/2017 a 30/08/2017, no horário das 8:00 às 14:00, na Secretaria da Coordenação de Pós-Graduação em Ciência Política, localizada no seguinte endereço: Instituto de Ciência Política, Prédio do IPOL/IREL, Campus Darcy Ribeiro, Universidade de Brasília, CEP, 70910-900, Brasília-DF.

As inscrições poderão também ser efetuadas pela internet, através do e-mail O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo. , caso em que os documentos devem ser enviados em formato PDF. A data de envio não deverá ser posterior ao último dia e horário de inscrição.

Poderão inscrever-se candidatos residentes no Brasil ou no exterior. Todas as informações para candidatos estrangeiros constam no Edital 2/2017.

Mais Informações sobre o Programa e/ou Cursos podem ser obtidas na página eletrônica  http://www.ipol.unb.br/ ou na secretaria do Programa.

PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIA POLÍTICA – 2º SEMESTRE 2017

0041Confira no Link a programação completa com a lista de ofertas da Pós-graduação em Ciência Política.

Edital de Seleção Simplificada para Professor Substituto - IPOL

concurso-001 0Seleção Simplificada para Professor Substituto - Edital nº. 273/2017 - INSTITUTO DE CIÊNCIA POLÍTICA

Unidade de Lotação: Instituto de Ciência Política - IPOL
Área: Ciência Política
Categoria: SUBSTITUTO
Inscrições:de 17 a 28 de julho de 2017
Local: Secretaria do Instituto de Ciência Política
Horário: 08h30 às 16h00

Informações do Edital encontra-se na página do DGP-UnB.

Curso de Extensão: Análise de Regressão Multivariada para Cientistas Sociais

Será realizado no período de 16 de maio a 29 de junho o curso de extensão: Análise de Regressão Multivariada para Cientistas Sociais. As aulas serão ministradas das 19 às 22 horas todas as teças, quartas e quintas-feiras na Sala do LAPCIPP - Prédio do IPOL/IREL – UNB.

O curso será ministrado pelos professores Joelmo Oliveira e Mathieu Turgeon

Conheça o curso:

Apresentação:

O curso tem como objetivo introduzir os discentes às ferramentas básicas da pesquisa quantitativa nas ciências sociais e sociais aplicadas. Num primeiro momento, os alunos serão introduzidos às noções básicas de probabilidade, estatística e matemática necessárias para a compreensão de ferramentas básicas da pesquisa quantitativa. Em seguida, o curso cobrirá o modelo de regressão linear, com foco no estimador de mínimos quadrados ordinários (MQO) e suas propriedades. Os conteúdos teóricos serão acompanhados de atividades práticas em laboratório, com utilização do software estatístico R.

Carga horária: 60h

Período: 16/05/2017 a 29/06/2017

Horário das aulas:  19 às 22hs  (terças, quartas e quintas-feiras)

Local:  Sala do LAPCIPP - Prédio do IPOL/IREL - UNB

Taxas de inscrição:

Público interno (Servidores e estudantes da UNB): R$ 900,00

Público externo : R$ 1100,0

Total de vagas: 25

Informações e matrícula:

Interfoco  (próximo ao BRB, Agência UNB)

Contato: 3107-5917 / 3107-5918 / 3107-5919.

Você está aqui: Notícias